R1 - O Ataque AZUL
Marcadores: Yamaha
Quem bater o olho no modelo 2007 da YAMAHA YZF-R1, que acaba de desembarcar no país, pode pensar que ele sofreu apenas um face-lift. Ledo engano.
A cultuada superesportiva da YAMAHA está totalmente nova, trazendo a experiência das pistas e também as dicas do heptacampeão mundial de motociclismo Valentino Rossi, piloto da categoria MotoGP.
A começar pelo motor, um dos itens mais importantes neste segmento onde desempenho é tudo.
Quando trocou a Honda pela YAMAHA, Valentino Rossi quis que o motor de cinco válvulas por cilindro fosse aposentado. Pedido aceito, a sua YAMAHA de competição adotou quatro válvulas por cilindro.
Essa opção chega agora às motos de rua.Solução já utilizada em carros esportivos, chega pela primeira vez em uma moto de série.
Trata-se de um sistema que controla eletronicamente o comprimento do duto de admissão, feito em resina plástica, de acordo com a rotação do motor.
A equação é a seguinte: um duto maior oferece melhor desempenho em baixas rotações, já um duto menor garante alimentação para o motor em altas rotações. Com isso, a YAMAHA deve ter o motor sempre cheio. As maravilhas da eletrônica em ação.
Tudo isso controlado pelo piloto instintivamente, por meio do acelerador sem cabos, agora eletrônico – chamado de ride-by-wire nos carros, e do YCC-T (Acelerador YAMAHA controlado por Chip). Esse conjunto garante, na YAMAHA R1 2008, maior precisão nas acelerações.Outra novidade é a embreagem anti-bloqueio, tecnologia oriunda das pistas. Sem falar nas entradas de ar mais eficientes, que também contribuíram para melhorar a admissão, e nos escapes que facilitaram a exaustão, etc.
Para quem é prático e gosta de números: o resultado desse novo motor são 5 cv a mais, agora o motor de quatro cilindros em linha da R1 2007 oferece 180 cv a 12.500 rpm – isso sem contar a indução direta de ar que funciona apenas em altas velocidades e faz com que o motor produza 189 cv! Design Apesar de não ser muito diferente visualmente, o design da carenagem foi modificado visando maior desempenho. Projetada em um túnel de vento, o novo desenho privilegia a indução direta de ar – espécie de turbo natural que entra em funcionamento quando a moto atinge altas velocidades. Para se ter uma idéia, quando entra em ação essa indução de ar pode gerar mais 9 cv de potência. Daí vêm os 189 cv de potência máxima declarados.
O habitáculo do piloto não sofreu grandes mudanças, mas convenhamos: com tanta novidade por baixo da carenagem, nem precisava.
Esteticamente, os escapamentos estão mais ovalados, melhorando, segundo a fábrica, a exaustão de gases. Lembrando que a superesportiva atende às rígidas leis anti-poluição das normas Euro-3.
A rabeta também mudou, seguindo a tendência atual de separar o suporte de placa e piscas da lanterna traseira.A AMAHA YZF-R1 já está disponível nas concessionárias YAMAHA apenas na cor azul.
A superesportiva tem um ano de garantia sem limite de quilometragem e preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo, de US$ 29.181, ao dólar comercial do dia.
A cultuada superesportiva da YAMAHA está totalmente nova, trazendo a experiência das pistas e também as dicas do heptacampeão mundial de motociclismo Valentino Rossi, piloto da categoria MotoGP.
A começar pelo motor, um dos itens mais importantes neste segmento onde desempenho é tudo.
Quando trocou a Honda pela YAMAHA, Valentino Rossi quis que o motor de cinco válvulas por cilindro fosse aposentado. Pedido aceito, a sua YAMAHA de competição adotou quatro válvulas por cilindro.
Essa opção chega agora às motos de rua.Solução já utilizada em carros esportivos, chega pela primeira vez em uma moto de série.
Trata-se de um sistema que controla eletronicamente o comprimento do duto de admissão, feito em resina plástica, de acordo com a rotação do motor.
A equação é a seguinte: um duto maior oferece melhor desempenho em baixas rotações, já um duto menor garante alimentação para o motor em altas rotações. Com isso, a YAMAHA deve ter o motor sempre cheio. As maravilhas da eletrônica em ação.
Tudo isso controlado pelo piloto instintivamente, por meio do acelerador sem cabos, agora eletrônico – chamado de ride-by-wire nos carros, e do YCC-T (Acelerador YAMAHA controlado por Chip). Esse conjunto garante, na YAMAHA R1 2008, maior precisão nas acelerações.Outra novidade é a embreagem anti-bloqueio, tecnologia oriunda das pistas. Sem falar nas entradas de ar mais eficientes, que também contribuíram para melhorar a admissão, e nos escapes que facilitaram a exaustão, etc.
Para quem é prático e gosta de números: o resultado desse novo motor são 5 cv a mais, agora o motor de quatro cilindros em linha da R1 2007 oferece 180 cv a 12.500 rpm – isso sem contar a indução direta de ar que funciona apenas em altas velocidades e faz com que o motor produza 189 cv! Design Apesar de não ser muito diferente visualmente, o design da carenagem foi modificado visando maior desempenho. Projetada em um túnel de vento, o novo desenho privilegia a indução direta de ar – espécie de turbo natural que entra em funcionamento quando a moto atinge altas velocidades. Para se ter uma idéia, quando entra em ação essa indução de ar pode gerar mais 9 cv de potência. Daí vêm os 189 cv de potência máxima declarados.
O habitáculo do piloto não sofreu grandes mudanças, mas convenhamos: com tanta novidade por baixo da carenagem, nem precisava.
Esteticamente, os escapamentos estão mais ovalados, melhorando, segundo a fábrica, a exaustão de gases. Lembrando que a superesportiva atende às rígidas leis anti-poluição das normas Euro-3.
A rabeta também mudou, seguindo a tendência atual de separar o suporte de placa e piscas da lanterna traseira.A AMAHA YZF-R1 já está disponível nas concessionárias YAMAHA apenas na cor azul.
A superesportiva tem um ano de garantia sem limite de quilometragem e preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo, de US$ 29.181, ao dólar comercial do dia.
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